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NEM TUDO QUE RELUZ É OURO.
NEM TUDO QUE RELUZ É OURO
Ditos como esse fazem parte de nosso cotidiano popular. Porém penso que poderíamos adicionar mais um ditado para nossa realidade atual, principalmente para aqueles que amam e buscam pautar suas vidas conforme os ensinamentos de Nosso Senhor e Sua Santa Igreja. “Nem tudo que se diz católico é católico”.
Em agosto de 2015 foi realizada em nossa cidade uma audiência pública contra a famigerada “ideologia de gênero”. Nesta audiência, na qual tive a graça de ser palestrante, vimos uma intensa e bela união de católicos e protestantes contra essa desgraça que ameaça terrivelmente todas as famílias. Nesse mesmo dia esteve presente um número considerável de pessoas que apoiavam efusivamente tal ideologia ao ponto de serem até mesmo agressivos e desrespeitosos. Essas pessoas, na sua grande maioria eram compostas de estudantes defensores de teorias revolucionárias como feministas, abortistas, e até membros de partidos comunistas (sim, o comunismo ainda existe). No final da audiência fui escoltado pela polícia militar por causa de minha atuação, tanto na palestra como nas respostas em defesa da família e da moral cristã.
Contei esse episódio para poder “me credenciar” a escrever esse artigo e denunciar uma artimanha de grupos contrários à moral cristã, mas que se utiliza da própria Igreja como seu cavalo de batalha nessa guerra cultural. Desde 92 é lançada no Brasil em alguns países a chamada Agenda Latino Americana com temas normalmente sócio-políticos, porém camuflados de temas sociais. Quero me deter na última edição de 2017 com o tema: IGUALDADE DE GÊNERO. Quando ouvimos esse tema, claro já logo percebemos um embuste traiçoeiro típico do pensamento revolucionário gramschiano. O tema sugere a “luta” pela “igualdade entre homem e mulher”. Porém quando se começa a folhear a agenda (eu adquiri em uma livraria católica), vê-se claramente a desonestidade intelectual de seus autores e de seus idealizadores. O que se vê, infelizmente é uma abordagem totalmente contrária à moral católica e até mesmo contra Dogmas e ensinamentos do Magistério. Artigos escritos com o intuito claro de perverter a consciência das pessoas exaltando ideologias nefastas à família e a moral. Para poupar seu bem-estar irei tratar aqui somente de dois. O primeiro o próprio título já o condena: Ideologia de Gênero. Esse tema já foi exaustivamente condenado pela Igreja (http://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-a-ideologia-de-genero-e-contraria-ao-plano-de-deus-10716/), bem como pelos bispos no Brasil através da CNBB (https://jovensconectados.org.br/cnbb-divulga-nota-sobre-inclusao-da-ideologia-de-genero-nos-planos-de-educacao.html). Porém a agenda defende, e mais do que isso critica duramente à Igreja por se posicionar contra. Atente-se para esse trecho retirado do artigo cuja autora é Carmina Navia Velasco de Cali Colômbia e está na página 36: “A partir de temores, fobias e ignorâncias se constrói um inimigo de guerra, o qual deve ser combatido e afastado o mais longe possível como o que pode contaminar: a ideologia de gênero. Entre as instituições que a atacam como o mal dos males estão a Igreja Católica e a maioria das Igrejas cristãs e/ou evangélicas”. É sério, eu sei que é difícil de acreditar, mas é verdade. Uma agenda que é inserida no mercado como “católica” contém esse tipo de afirmação. Mas o pior está por vir, em um outro artigo, agora assinado por Maria Lopez Vigil de Manágua na Nicarágua na página 66 com o título: “MARIA DE NAZARÉ OU A VIRGEM?”, ataca frontalmente a Santíssima Virgem Maria e o dogma de sua virgindade perpétua antes, durante e depois do parto. Prepare seu estômago e leia isso: “Não acabará daninho o dogma da virgindade de Maria, ao apresentar a virgindade como o valor que nas mulheres mais agrada a Deus? Será saudável apresentar a virgindade como um valor superior ao saudável e alegre desfrute da sexualidade?...A todos, mulheres e também homens, o dogma da virgindade de Maria, incrustado nas consciências, pode sugerir uma ideia daninha: o desprezo da sexualidade, especialmente da feminina.” Calma, ainda tem mais “Uma das origens do dano está no dogma da virgindade de Maria? Não podemos revisá-lo? Para começar a mudar a mentalidade, chamemo-la por seu nome, Maria de Nazaré, Maryam, muito melhor que a Virgem...”. E para terminar esse show de horrores, “Ela foi a mãe de Jesus. Não saberemos nunca quem gerou Jesus. Ela o pariu com as dores com as quais todas as mulheres dão a luz. E teve outros filhos.” Sim, é de se respirar fundo e ainda relutar em acreditar que isso esteja escrito em uma agenda que se diz ser católica. Aqui está o centro, o núcleo dessa minha modesta reflexão. Conscientizar as pessoas à necessidade profunda de buscar uma formação séria e confiável para não serem mais enganados pelo o que o Santo Padre Emérito Bento XVI chamou de “ventos de doutrina” em sua Missa Pro Eligendo Pontifice. Você católico tem o direito e até mesmo o dever de se manifestar em defesa de sua Fé. Jamais deixe que a omissão e o respeito humano o impeça de lutar por aquilo que acredita e que lhe é precioso.
O intuito deste artigo não é julgar, condenar ou tentar encontrar vilões para essa infeliz realidade que atravessamos. Nada disso. Todavia precisamos sim lutar pelo direito de não chamar de católico aquilo que não é católico e que engana muitos de nossos fiéis. Que essas palavras possam encorajar a todos os que estão dispostos a viverem aquilo que crê e ensina a Santa Igreja Católica em seu Magistério e Tradição de mais de 2.000 anos sem sofrer sanções ou advertências. É ter a liberdade de demonstrar livremente posições divergentes da “maioria”, mas que estão em perfeita consonância com o Magistério Católico. É de dar voz a uma imensa quantidade de pessoas que se sentem como que amordaçadas por uma cultura profundamente revolucionária que possui a hegemonia de pensamento em nossa sociedade. É dizer que se pode sim pensar de forma conservadora sem ser taxado de “tradicionalista”, “retrógrado” ou “fundamentalista”. É simplesmente ter o direito de ser católico!
Diácono Renato Afonso Vinhal
Arquidiocese de Uberaba
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Manto de Guadalupe, México, ano 1531
No dia 9 de dezembro de 1531, na cidade do México, o índio Quauhtlatoatzin — batizado como Juan Diego — viu Nossa Senhora. Ela pediu à ele que dissesse ao bispo da cidade para construir uma igreja em sua honra.Juan Diego transmitiu o pedido, mas o bispo exigiu provas. Nossa Senhora, assim fez crescer flores numa colina semi-desértica em pleno inverno, as quais Juan Diego deveria levar ao bispo. No dia 12 de dezembro, o índio coletou as flores e as guardou dentro de seu manto. Chegando na igreja, ao entregar as flores ao Bispo uma misteriosa imagem de Nossa Senhora apresentou-se estampada dentro do manto de Juan Diego.Imagem original do manto de Nossa Senhora de Guadalupe, no México (Reprodução)Imagem original do manto de Nossa Senhora de Guadalupe, no México (Reprodução)Cientista começaram a se interessar pelo manto quando questionados sobre a durabilidade e conservação do mesmo. O material de confecção do manto que vestia Juan Diego é conhecido no México como tilma, feito de tecido grosseiro, e que deveria ter-se desfeito há muito tempo.No século XVIII, algumas pessoas decidiram reproduzir uma cópia fiel da imagem. Teceram-na em uma tilma idêntica, com as mesmas fibras de maguey da original. Entretanto, apesar de todo o cuidado, a tilma se desfez em quinze anos. O manto de Guadalupe tem hoje 477 anos e, se levassemos em conta a o tempo, nada deveria restar dele.A existência do manto permite o estudo detalhado sobre suas características materiais como, por exemplo, o método usado para se imprimir a imagem nele. Em 1936, o então bispo da cidade do México pediu a um cientista, o Dr. Richard Kuhn, que analisasse três fibras do manto, para descobrir qual o material utilizado na pintura.Para surpresa de todos, o cientista constatou que as tintas não têm origem vegetal, nem mineral, nem animal, nem de algum dos elementos atômicos conhecidos. Os céticos poderiam dizer que existiu um erro na avaliação, porém o Dr. Kuhn foi prêmio Nobel de Química em 1938. Além disso, ele não era católico, mas judeu, o que exclui o parti-pris religioso.No dia 7 de maio de 1979 o prof. Phillip Serna Callahan, biofísico da Universidade da Flórida, junto com especialistas da NASA, analisaram a imagem. Eles queriam saber se a imagem é uma fotografia. Para a surpresa da equipe, a imagem não era uma fotografia, pois não há impressão no tecido. Eles tiraram mais de 40 imagens em infravermelho para verificar mais a fundo a pintura. Constataram que a imagem não está colada ao manto, mas se encontra 3 décimos de milímetro distante da tilma. Verificaram também que, ao aproximar os olhos a menos de 10 cm da tilma, não se vê a imagem ou as cores dela, mas só as fibras do manto.Talvez o que mais intriga os cientistas sobre o manto de Nossa Senhora de Guadalupe são os olhos dela. Em 1929 o fotógrafo Alfonso Marcué Gonzalez descobriu uma figura minúscula no olho direito, desde então não cessam de aparecer as surpresas.Os olhos da imagem são muito pequenos e as pupilas deles, naturalmente são ainda menores. Nessa superfície de apenas 8 milímetros de diâmetro aparecem nada menos de 13 figuras!José Aste Tonsmann, engenheiro de sistemas da Universidade de Cornell e especialista da IBM no processamento digital de imagens, dá três motivos pelos quais essas imagens não podem ser obra humana:1. Porque elas não são visíveis para o olho humano, salvo a figura maior, de um espanhol. Ninguém poderia pintar silhuetas tão pequenas;2. Não se consegue averiguar quais materiais foram utilizados para formar as figuras. A imagem da Virgem não está pintada e ninguém sabe como foi estampada no manto de Juan Diego;3. As treze figuras se repetem nos dois olhos. E o tamanho de cada uma delas depende da distância do personagem em relação ao olho esquerdo ou direito da Virgem.Esse engenheiro ficou seriamente comovido ao descobrir que, assim como os olhos da Virgem refletem as pessoas diante dela, os olhos de uma das figuras refletidas, a do bispo Zumárraga, refletem por sua vez a figura do índio Juan Diego abrindo sua tilma e mostrando a imagem da Virgem. Este fenômeno só é possível em olhos de pessoas vivas.Qual o tamanho desta imagem? Um quarto de mícron, ou seja, um milímetro dividido em quatro milhões de vezes. Quem poderia pintar uma figura de tamanho tão microscópico? Mais ainda, no século XVI. -
Sudário de Turim
Vestígio de radiação e várias manchas de sangue encontradas no Sudário de Turim podem ser possíveis indícios de que o pano não é uma falsificação e é de fato uma evidência da ressurreição de Jesus Cristo, afirmou Gary Habermas, presidente do Departamento de Filosofia e Teologia na Liberty University, na sexta-feira durante uma apresentação na 20a conferência anual de Apologética Cristã Evangélica do Southern Seminary.Habermas, que realiza palestras sobre o tema desde a década de 1970, falou ao público sobre uma série de descobertas interessantes que os cientistas foram capazes de fazer sobre o Sudário, mas recusou-se a fazer quaisquer declarações definitivas sobre o objeto ser realmente o autêntico manto usado no enterro de Jesus.De acordo com o professor, uma das descobertas, baseada em imagens realçadas do Sudário, é que os dentes da pessoa estavam aparecendo através da pele, o que seria um possível sinal de ressurreição para aqueles que acreditam que o homem é realmente Jesus Cristo.- Sua pele está intacta, sua barba está intacta, mas você é capaz de ver o que está do lado de dentro saindo, assim como se você fosse capaz de ver o que está na parte de trás de uma mão – disse durante a apresentação.- Este é um dos melhores indícios de que o homem do Sudário, que estava morto e foi crucificado, a radiação saindo. (Os dentes) estão no interior, mas na fotografia são mostrando exterior. Independentemente da forma (a radiação) está chegando e está trazendo a imagem do interior para o exterior. – completou.Especialista em pesquisas sobre a ressurreição de Jesus, o professor argumentou ainda que algumas coisas são amplamente aceitas sobre o Sudário, ou seja, que ele realmente tem séculos de idade, que definitivamente não é uma pintura, e que não há vestígios de corantes ou pigmentos e as manchas de sangue foram verificadas como autênticas.Ele afirma ainda que as imagens gravadas no Sudário revelam marcas de sangue em diversos ferimentos gravados nele, além de permitir que os cientistas possam definir as armas usadas no acoite e até mesmo a estatura das pessoas que lhe bateram, e que um deles era canhoto. Além disso, ele relata que análises químicas feitas no pano revelaram a presença de um tipo de calcário que existe quase que exclusivamente em Jerusalém.O que é o Sudário?O Sudário de Turim, ou o Santo Sudário é uma peça de linho com 4,4 metros de comprimento e 1,1 de largura, que mostra a imagem de um homem que aparentemente sofreu traumatismos físicos de maneira consistente com a crucificação. O Sudário está guardado fora das vistas do público, em Turin (Itália), desde cerca de 1578. Desde 1983, pertence aoVaticano. A peça é raramente exibida em público.Muitos católicos acreditam que seja o tecido que cobriu o corpo de Jesus Cristo no momento de seu sepultamento. A imagem no manto é em realidade muito mais nítida na impressão branca e negra do negativo fotográfico que em sua coloração natural.A origem da peça conhecida como Santo Sudário tem sido objeto de grande polémica. Para descrever seu estudo geral, os pesquisadores cunharam o termo “sindonologia”, do grego sindon, a palavra usada no evangelho de Marcos para descrever o tipo de tecido comprado por José de Arimatéia para usar como mortalha de Jesus.Desde a primeira fotografia do Sudáio, feita por Secondo Pia em 1898, percebeu-se que a imagem impressa no tecido mostra-se mais visível em um negativo fotográfico do que quando contemplada a olho nu.Imagem positiva (esq.) e negativa (dir.) frontal do Sudário.O tecido mostra as imagens frontal e dorsal de um homem nu, com as mãos pousadas sobre as partes baixas, consistentes com a projeção ortogonal, sem a projeção referente à parte lateral do corpo humano. As duas imagens apontam em sentidos opostos e unem-se na zona central do pano.O homem representado no Sudário tem barba e cabelo comprido pela altura dos ombros, separado por uma risca ao meio. Tem um corpo bem proporcionado e musculado, com cerca de 1,75 de altura. O sudário apresenta ainda diversas nódoas encarnadas que, interpretadas como sangue, sugerem a presença de vários traumatismos.Formação da imagem:Em 1978, uma equipe de pesquisadores americanos realizou vários testes no Sudário. Seu objetivo era entender como a imagem tinha de formado. As conclusões foram:A imagem não foi pintada com nenhum líquido ou corante, nem produzida em temperatura alta (teria alterado o sangue e ficaria fluorescente à luz ultravioleta).Ela se formou porque algumas fibras de cada fio ficaram amareladas por oxidação e corrosão de sua celulose. Quanto mais fibras afetadas, mais escura a imagem.O fenômeno só alterou a superfície do pano, não passando das 2 ou 3 fibras mais externas, numa profundidade de 20 micra (20 milésimos de milímetro).A imagem no Sudário é superficial, tridimensional, não-direcional (sem zonas sombreadas) e tem uma alta definição. Diversos testes conseguiram estas características de forma isolada, mas não todas ao mesmo tempo. Os cientistas concluíram que a tecnologia disponível no século 21 não é suficiente para produzir uma imagem como a do Sudário.Tentativas de reprodução da imagem do Sudário usando mirra, aloé e suor. A imagem C é a original.Materiais encontrados no Sudário:Sangue:Cientistas da Universidade de San Antonio (EUA) descobriram fragmentos de DNA humano masculino (cromossomos X e Y). Outros cientistas comprovaram que as manchas vermelhas de Sudário correspondem a sangue humano. Foram obtidos resultados positivos para onze testes específicos de sangue.A análise microespectrofotométrica identificou hemoglobina, porfirina, bilirrubina e proteína do sangue humano. A análise do sangue comprovou ainda que era rico em bilirrubina (substância cicatrizante que o fígado produz a partir dos glóbulos vermelhos, quando o corpo é gravemente traumatizado).O patilogista Pierluigi Bollone confirmou estas descobertas e, usando processo de imunoquímica, identificou o tipo de sangue do Sudário: AB, raro entre europeus (3%) e mais comum em judeus (18%).A quantidade de sangue indica que o Homem do Sudário morreu por ruptura do coração, processo final de um infarto agravado por um forte stress físico. O sangue invadiu o pericárdio, causando a morte por tamponamento.Mistério do Sudário: as feridas, o sangue e o rigor mortis provam que o Homem do Sudário é um cadáver. Mas não apresenta sinais de decomposição, apesar dos maus-tratos sofridos, que deveriam acelerar o processo. O sangue coagulado se dissolveu em contato com o pano (fibrinólise). Este processo foi interrompido em torno de 36 horas após a sepultura. O corpo deixou de estar em contato com o lençol sem alterar as manchas de sangue, fato que não possui explicação.Pólen:O crimilógo suíço Max Frei recolheu amostras de pólen do Sudário em 1973 e 1978. Muitas são típicas de Jerusalém e arredores. Dois tipos de pólen não existem na Europa nem na Palestina. Uma dessas espécies é exclusiva da região de Urfa (a antiga Edessa) e a outra é encontrada somente em Istambul (Constantinopla). Há mais pólen sobre a área do rosto, sugerindo que essa parte do tecido ficou mais exposta que o resto da peça. Dos 77 tipos de pólen achados até agora, metade é de plantas que só crescem na Palestina.Flores:Com a ajuda de fotografias em tamanho natural e em alto contraste foi possível encontrar imagens florais impressas de forma tênue em várias partes do tecido do Sudário. Avinoam Danin, botânico israelense de fama internacional, identificou a espécie destas plantas. Em especial, três espécies exclusivas de Jerusalém e Mar Morto:Pistacia lentiscus, Gundelia tourefortii e Zigophilum dumosum. Esta última só floresce num breve período de primavera, entre abril e maio. Estas espécies correspondem também ao pólen encontrado no Sudário.Vestígios de um crisântemo encontrado no Sudário.Terra:Foi encontrado material terroso entre as fibras do Sudário em partes da imagem que correspondem ao nariz, ao joelho esquerdo e aos pés. A análise química contatou que a terra é composta de carbonato de cálcio, com pequenas quantidades de estrôncio e ferro. Trata-se do travertino aragonita, pouco comum, mas idêntico ao que já foi encontrado em grutas de Jerusalém.Aromas fúnebres:Entre as partículas de pó extraídas do Sudário foi possível encontrar aloés e mirra, sunstâncias aromáticas usadas na antiguidade. Além disso, foi identificado um composto chamado Natron, utilizado na Palestina para desidratar cadáveres, um processo parecido ao da mumificação egípcia.Crucificação:Os pregos atravessaram a região do pulso da vítima, para garantir uma melhor sustentação do peso. A lesão do nervo médio provocou uma dor lancinante e contraiu os polegares, que não aparecem na imagem. A posição dos pés indica que foram pregados um sobre o outro.Reprodução de pregos da crucificação.Um dos grandes tormentos de um crucificado era a dificuldade de respirar. A posição na cruz impedia em grande parte a exalação do ar, com a consequente tetania e cãibras dos músculos. Para fazer uma respiração completa, o crucificado precisava erguer o corpo apoiando-se nos pregos, renovando assim a dor recorrente da lesão no nervo médio.O Homem do Sudário apresenta uma ferida no peito. Suas dimensões correspondem às de uma lança romana. A nitidez da ferida e o sangue mostram que o golpe foi infligido depois da morte.Como o Sudário foi descoberto?Diversas fontes antigas reportam a história do rei Abgar V de Edessa (atual Urfa, na Turquia). Abgar teria recebido de um discípulo de Cristo um tecido impresso com sua imagem, tornando-se o primeiro rei cristão, ainda no século I. Mais tarde, sob o domínio romano, a cidade volta ao paganismo e o pano desaparece.O tecido de Edessa é encontardo no século VI, escondido entre as muralhas da cidade. A notícia se espalha rapidamente e Edessa se torna uma meta de peregrinações. O pano é conhecido como “Mandylion” (lençol), e considerado uma imagem “acheiropita” (não feita por mãos humanas).A descoberta do Mandylion em Edessa afeta a representação do rosto de Cristo. A partir do século VI ele deixa de ser pintado como o de um romano e toma como referência a imagem do Mandylion.O 2º Concílio de Niceia, no ano de 787, determina que toda a imagem de Cristo deve ser uma cópia fiel do “original”. -
Aparições de Fátima
As três crianças haviam relatado em datas anteriores que Nossa Senhora tinha prometido um milagre para o meio-dia de 13 de Outubro, na Cova da Iria,5 "de modo que todos pudessem acreditar."6De acordo com muitas indicações das testemunhas, por exemplo o avô materno de Fátima Magalhães, entre muitos outros, após uma chuva torrencial, as nuvens desmancharam-se no firmamento e o Sol apareceu como um disco opaco, girando no céu 7 . Algumas afirmaram que não se tratava do Sol, mas de um disco em proporções solares, semelhante à lua. Disse-se ser significativamente menos brilhante do que o normal, acompanhado de luzes multicoloridas, que se reflectiram na paisagem, nas pessoas e nas nuvens circunvizinhas 7 . Foi relatado que o pretenso Sol se teria movido com um padrão de ziguezague 7 , assustando muitos daqueles que o presenciaram, que pensaram ser o fim do mundo 8 . Muitas testemunhas relataram que a terra e as roupas previamente molhadas ficaram completamente secas num curto intervalo de tempo, 9 e, também relatam curas de paralíticos e cegos, assim como demais doenças não explícitas.De acordo com relatórios das testemunhas, o Milagre do Sol durou aproximadamente dez minutos 10 . As três crianças 11 , relataram terem observado Jesus, a Virgem Maria, e São José abençoando as pessoas dentro ou junto do Sol12 . Outras testemunhas afirmaram ter visto vultos de configuração humana dentro do Sol quando este desceu. -
Milagre Eucarístico de REGENSBURG, Alemanha, ano 1257
Durante muitos anos havia em Regensburg (antigamente chamado Ratisbon) uma Capela entregue a proteção de São Salvador que tem uma história muito interessante relacionada com o Santíssimo Sacramento.No dia 25 de Março de 1255, uma quinta-feira Santa, padre Dompfarrer von Ulrich Dornberg levou o Santíssimo Sacramento para diversos membros de sua paróquia que estavam doentes. Na trajetória tinha que atravessar um pequeno córrego chamado Bachgasse. Cuidadosamente colocou o pé numa prancha estreita de madeira que servia como ponte, para passar de um lado para o outro, mas deslizou e perdeu o equilíbrio, caindo de suas mãos o Cibório com as Hóstias Consagradas que se espalharam na margem do córrego. Foi com muita dificuldade que conseguiu recolher as Partículas Sagradas uma a uma, por causa da lama.Os paroquianos quando souberam do acontecido, decidiram em sinal de reparação pelo desrespeito ao Santíssimo Sacramento, construir uma Capela no local onde as Hóstias Consagradas ficaram sujas de lama, ainda que o incidente não tenha sido intencional.A construção de uma capela de madeira foi começada no mesmo dia e concluída três dias depois, ou seja, em 28 de março. O Bispo Albert de Regensburg denominou à pequena estrutura de madeira de Capela de São Salvador e a consagrou no dia 8 de setembro de 1255.O famoso milagre que colocou Regensburg na História da Igreja aconteceu dois anos depois, exatamente nesta mesma Capela entregue a proteção de São Salvador.Um padre cujo nome não é conhecido celebrava a Santa Missa na Capela, em todos os fins de semana, aos sábados e domingos.Todavia ele tinha um sério problema íntimo, pois duvidava da Presença Real de JESUS na Sagrada Eucaristia. Havia ocasiões em que a crise da falta de fé aumentava tanto, que ele ficava desnorteado, sem rumo certo, celebrando a Santa Missa como se fosse um autômato, sem fé, sem esperança e sem estímulo.Certo dia entrou na Capela para a celebração e se sentia meio fora do normal. Existia uma angústia em seu coração que colocava um sorriso sarcástico em seus lábios e acendia a desconfiança em seu espírito. E assim, sem nenhuma motivação iniciou a celebração da Santa Missa.Diante do Altar tinha um Crucifixo grande onde JESUS Crucificado parecia estar vivo. Quando o sacerdote começou a Consagração, NOSSO SENHOR da Cruz estendeu a mão e retirou o Cálice das mãos dele! Com o susto do inesperado ele tremeu e recuou um passo, permanecendo estático e assustado, contemplando atentamente o SENHOR com o Cálice na mão. Uma força estranha percorreu todo o seu corpo, produzindo tremor e fraqueza nas pernas, fazendo com que ele se prostrasse com os joelhos no chão em sinal de profundo arrependimento, ao mesmo tempo em que as lágrimas desceram de seus olhos. Compreendeu a grandeza do pecado que cometeu e que, portanto, se tornava urgente e necessária a sua reconciliação com o SENHOR. Abaixou a cabeça e interiormente fez uma sincera súplica de perdão. Assim permaneceu por alguns minutos. Depois ficou olhando para JESUS... Até que percebeu, que ELE queria devolver-lhe o Cálice com o Sangue Redentor. Levantou-se e respeitosamente segurou o Cálice que o SENHOR deixou em suas mãos. As pessoas que participavam da Santa Missa ficaram impressionadas e comovidas, testemunharam todo o Milagre Eucarístico, que logo foi divulgado intensamente em todas as partes.Após a celebração, o sacerdote respeitosamente beijou os pés do CRISTO Crucificado e deixou rapidamente o recinto. Nunca mais foi visto. Algumas pessoas disseram que ele entrou num Mosteiro em Ulms e lá permaneceu recluso até a sua morte.Depois do milagre multidões de pessoas vieram visitar o famoso CRISTO da Capela de São Salvador. Com as doações reformaram totalmente a Capela reforçando a estrutura e edificando-a com pedras. Quando a concluíram no ano de 1260, mudaram o nome para “Kreuzkapelle”, palavra alemã que significa “Capela da Cruz” em honra ao Crucifixo Milagroso que nela permaneceu e ficou sendo venerado pelos fieis.Em 1267 foi construído um Mosteiro no terreno ao lado da Capela de pedra e ela, foi confiada a Ordem dos Agostinianos Eremitas. Em 1542 a Capela foi confiscada pelos luteranos e durante séculos passou a ser usada como dormitório. Contudo, os objetos sagrados e inclusive o CRISTO Crucificado foram salvos e escondidos, graças à coragem e o desprendimento de fieis que verdadeiramente amavam a Igreja. E por causa da perseguição luterana o Crucifixo Milagroso jamais foi mostrado ao público e por isso mesmo, com a sequência dos anos, ficou no esquecimento e hoje ninguém sabe nenhuma notícia sobre ele.Por outro lado, depois de longo tempo ocupada pelos luteranos, a Capela ficou fechada e esquecida. Foi demolida na época da Segunda Grande Guerra Mundial.Regensburg está situado na Bavária, parte sul da Alemanha, próximo a Munique. Naquela época pertencia a administração de Munique. Nos arquivos da Cúria Arquidiocesana de Munique estes acontecimentos estão registrados, mas o nome do sacerdote propositalmente foi ocultado. -
Milagre Eucarístico de FAVERNEY, França, ano 1600
O Milagre Eucarístico que aconteceu em Faverney, na França consistiu numa notável demonstração sobrenatural de superação da lei da gravidade.Faverney está localizado a 20 quilômetros de Vesoul, no Departamento de Haute Saône, Região Administrativa de "Franche-Comtè", distante 68,7 quilômetros de Besançon.A Abadia onde se encontra a Igreja em que aconteceu o milagre foi fundada por São Gude no século VIII e pertencia a Ordem eclesiástica de São Benedito. O Templo foi colocado sob a proteção de Nossa Senhora de La Blanche, representada por uma pequena imagem colocada à direita do Altar Principal, na Capela do Coro. Desde a sua fundação, a Abadia estava entregue as freiras, mas a partir de 1132, os monges as substituíram.No inicio de 1600 a vida religiosa do povo não era tão fervorosa o quanto deveria ser. O difícil aparecimento de vocações revelava a falta de estímulo espiritual da comunidade leiga. Por outro lado, viviam na Abadia somente seis monges e dois noviços. Eles eram os responsáveis para manter a fé das pessoas, debilitada pela terrível influência protestante. Com este objetivo, os monges procuravam sempre, realizar todas as cerimônias tradicionais constantes do calendário litúrgico, revestidas com a maior solenidade, objetivando despertar o fervor espiritual da população. Também cultivavam com interesse e frequência, a reza da Via Sacra, a reza do Terço ou Rosário e a adoração do Santíssimo Sacramento.Para a celebração da Festa de Pentecostes em 1608, montaram um magnífico Altar de madeira próximo ao Portão de entrada do Coro, todo ele adornado com belíssimas flores. E de fato, a cerimônia religiosa realizada no domingo de Pentecostes foi bonita e participada por um grande número de fieis, que lotavam o templo. Ao anoitecer, os Monges fecharam as portas da Igreja e foram repousar, deixando duas lâmpadas com óleo para iluminar o Santíssimo Sacramento num Ostensório, que permaneceu exposto sobre o Altar.No dia seguinte, segunda-feira 26 de Maio, quando o sacristão Don Garnier abriu as portas da Igreja, observou que havia muita fumaça e chamas em quantidade, que subiam por todos os lados do Altar. Apressou-se em avisar os Monges, que imediatamente se uniram aos leigos e com todo empenho procuraram salvar a Igreja, porque as chamas violentamente devoravam o Altar e ameaçavam se espalhar e consumir todo o templo. Um dos noviços chamado Hudelot, foi o primeiro a notar que o Ostensório com o Santíssimo Sacramento, elevou-se do Altar e ficou suspenso no ar e que as chamas se inclinavam e não tocavam nele. Estava acontecendo um notável milagre! As pessoas que estavam na Igreja ajudando a apagar o incêndio ao verem aquele fenômeno ficaram impressionadas e a notícia se espalhou depressa. Os habitantes do lugarejo, pessoas que residiam nas proximidades, gente de todas as idades vieram ligeiro a Igreja para ver o que estava acontecendo. Os Frades Capuchinhos de Vesoul ao tomarem conhecimento do fato, também se apressaram em vir observar e testemunhar o fenômeno que se mantinha. Mesmo tendo conseguido debelar e apagar o incêndio, o Milagre não cessou, o Ostensório com JESUS Sacramentado continuou flutuando no espaço. As pessoas que chegavam, ajoelhavam em demonstração de respeito, de temor e em sinal de adoração, diante do Ostensório suspenso no ar. Também diversos céticos que souberam da notícia chegaram mudos, sem palavras e sem argumentos e se aproximaram para constatar aquele notável milagre que acontecia.Ao longo do dia e durante a noite os Monges não estabeleceram nenhuma restrição, e os curiosos puderam livremente visitar a Igreja e presenciar o fenômeno, que continuava do mesmo modo.Na manhã de terça-feira, dia 27 de Maio, o Milagre permanecia. Vieram padres dos bairros circunvizinhos e de outras cidades e se organizaram para celebrar a Santa Missa em horários seguidos, enquanto o Ostensório se mantinha suspenso no ar. Na Santa Missa das 10 horas da manhã que foi celebrada pelo Padre Nicolas Aubry, Pároco de Menoux, no momento da Consagração as pessoas presenciaram que o Ostensório mudou a sua posição e desceu suavemente sobre aquele Altar improvisado, onde estava sendo celebrada a Santa Missa. NOSSO SENHOR determinava naquele momento o final do admirável Milagre Eucarístico, no qual a Sagrada Hóstia permaneceu dentro do Ostensório suspenso no ar durante 33 horas.No dia 31 de Maio, uma investigação foi ordenada por Sua Excelência o senhor Arcebispo Ferdinand de Rye. Foram recolhidos cinquenta e quatro testemunhos de monges, padres, autoridades, homens e mulheres do povo. Em 30 de Julho de 1608, depois de estudar os testemunhos e o material colecionado durante a investigação, o senhor Arcebispo decidiu afirmar que havia acontecido de fato, um notável Milagre Eucarístico.Examinando alguns detalhes da ocorrência, observamos:O Altar era de madeira e foi quase que completamente reduzido a cinzas, com exceção dos pés. Também queimou totalmente a toalha de linho e o Corporal que estavam sobre a Mesa de Celebrações, assim como um dos lustres que decorava o Altar. Ele foi encontrado derretido pelo calor do fogo. Todavia o Ostensório que abrigava JESUS Sacramentado estava perfeito, misteriosamente preservado de qualquer dano. As duas Hóstias Consagradas que se encontravam dentro dele, permaneceram intactas. Também foram poupados e permaneceram sem nenhum dano quatro preciosidades que estavam dentro de um tubo cristalino preso ao Ostensório:1 - uma relíquia de Santa Agatha;2 - um pequeno pedaço de seda que protegia a relíquia;3 - uma proclamação de indulgências pelo Santo Padre, o Papa;4 - uma carta episcopal em que a cera do selo derreteu e correu sobre o pergaminho, sem, contudo alterar o texto.54 pessoas testemunharam sobre o acontecimento sobrenatural, inclusive padres de outras Ordens Religiosas. Eles fizeram declarações sob juramento e assinaram um documento que ainda é conservado.Como a Igreja possuía piso de madeira, eles disseram que a suspensão do Ostensório não foi afetada pelas vibrações das pessoas se movimentando ao redor para melhor observar o milagre, nem das pessoas que entravam e saiam do templo, assim como da atividade dos monges empenhados na imediata remoção do material queimado pelo fogo e da montagem de um altar provisório. Posteriormente uma pedra de mármore foi colocada ali para marcar o local do milagre. Nela estão cinzeladas as palavras "Lieu du Miracle" - "Lugar do Milagre".Em dezembro de 1608, uma das duas Hóstias que estavam no Ostensório da suspensão milagrosa foi transferida solenemente para a cidade de Dole, que era a capital do município.Durante a Revolução Francesa infelizmente o Ostensório do Milagre foi destruído, mas a Hóstia Consagrada foi preservada de qualquer dano por membros do conselho municipal de Faverney que a manteve escondida até passar o perigo. Depois, mandaram confeccionar outro magnífico Ostensório onde colocaram a mesma Sagrada Hóstia do Milagre. A Santa Partícula encontra-se em perfeito estado de conservação e disponível à veneração dos fieis na Igreja de Nossa Senhora de La Blanche. -
Milagre Eucarístico de DAROCA, Espanha, ano 1239
Na cidade de Daroca, localizada no nordeste da Espanha, os habitantes se orgulham de seu passado histórico e de sua importância durante os tempos romanos. É protegida por muros altos em todos os lados e possui mais de cem torres para vigilância e observação. Está a 75 quilômetros de Zaragoza e foi escolhida pelo SENHOR para uma notável Manifestação Sobrenatural Eucarística.O passado da cidade ainda parece vivo mostrando muros e castelos medievais, torres, praças e ruas conforme o traçado romano daquela época. Nas igrejas e museus pode ser encontrada a inestimável arte romana e dos mouros, observando-se também a predominância do estilo gótico e a influência do Renascimento.Todavia, embora tenha toda esta riqueza histórica, o maior tesouro de Daroca é a relíquia dos "Sagrados Corporais", que data de 1239, quando aconteceu o milagre. Por aquele ano, quando a cidade de Valencia estava sob o reinado do Rei católico Dom Jaime, o rei sarraceno Zaen Moro decidiu tomar a cidade com as tropas que haviam chegado do norte da África. O rei católico vendo as intenções do sarraceno, e sabendo que a força militar espanhola era menor, ordenou oferecer uma Santa Missa ao ar livre, e encorajou os soldados e oficiais, a receberem a Sagrada Eucaristia. O Rei Jaime assegurou aos militares que se eles fossem fortalecidos espiritualmente com o Corpo do SENHOR, poderiam lutar sem medo porque receberiam a proteção e a ajuda Divina.Assim que terminou a Consagração, os Sarracenos fizeram um ataque de surpresa. O sacerdote que celebrava a Santa Missa ficou confuso e aterrorizado com o estrondo dos canhões, dos tiros, gritos e toda a confusão que se formou. Por isso, ao invés de consumir as seis Hóstia que foram Consagradas, as colocou por segurança entre dois Corporais. Rapidamente dobrou os Corporais e desceu do altar improvisado, colocando os Corporais com as Hóstias, debaixo de uma pedra a uma pequena distância.Num intervalo da batalha, quando os sarracenos se retiraram para agrupar as suas forças, os soldados católicos se ajoelharam diante do altar para dar graças a DEUS por aquela primeira vitória alcançada. Os comandantes solicitaram ao padre Mateo Martínez que lhes ministrasse a Sagrada Comunhão, como testemunho de agradecimento e ação de graças a DEUS, por aquela primeira vitória alcançada. Sem perca de tempo, o padre encontrou os Corporais e abriu para verificar se estava tudo bem com as Hóstias Consagradas. Ficou perplexo com o que viu! As seis Hóstias tinham desaparecido e em seu lugar ficaram seis manchas do precioso sangue do SENHOR. Tinha acontecido uma notável Manifestação Milagrosa. Apressado, o sacerdote subiu ao altar improvisado e mostrou aos militares o Corporal com as manchas do Sangue de JESUS, para reverência e veneração de todos.Eles rezaram e acolheram aquele Milagre como um esplendido sinal de DEUS, que lhes dava forças para expulsar os hereges sarracenos. Voltaram ao campo de batalha contra os Mouros e recapturaram o Castelo de Chio, fazendo com que eles fugissem dalí.O mérito desta batalha triunfal foi concedido integralmente ao Milagre Eucarístico, realizado pelo SENHOR.A notícia do milagre circulou ligeira e inclusive despertou ciúmes nos habitantes das cidades vizinhas. Como a celebração da Santa Missa foi realizada no campo, bem distante da cidade de Valência, as três cidades: Teruel, Calatayud e Daroca, reivindicaram que o milagre havia acontecido dentro de suas jurisdições territoriais. Todas as três queriam ficar com a custódia dos Santos Corporais. O assunto foi debatido durante muito tempo e depois de muitas palavras, decidiram que a disputa seria resolvida através de sorteio. Embora fosse um critério incomum, foi o escolhido de comum acordo entre as partes. Através da sorte seria indicada a cidade que ficaria na posse dos Panos Sagrados. Concordaram ainda, que os Corporais, devidamente acondicionados e protegidos, seriam colocados sobre uma mula (era um transporte normal naquela época) e o animal deveria escolher qual a direção e o caminho a seguir. E assim foi feito! A mula depois de vaguear e fazer duas pequenas voltas encaminhou-se para o portão da cidade de Daroca. Então Daroca foi a cidade escolhida.Os habitantes felizes com o desfecho providenciaram a construção de uma Igreja, para ser a depositária dos preciosos "Panos Sagrados". Num altar especial colocaram os dois Corporais dentro de molduras com vidros protetores, a fim de que os fieis pudessem apreciar e venerar com segurança, as seis manchas com o Sagrado Sangue do SENHOR. Atualmente a Igreja em Daroca onde estão os "Corporais Sagrados" é denominada, Igreja de Santa Maria Colegiada, ou simplesmente “A Colegiada”. Nas paredes foram pintadas cenas admiráveis do milagre, e junto ao altar, existem muitas imagens e estátuas feitas de alabastro, multicoloridas, no estilo medieval. -
Milagre Eucarístico de HASSELT, Bélgica, ano 1317
Em 1317, um Padre de Viversel que ajudava na cidade de Lummen, foi solicitado a levar o Santo Viático (Sagrada Comunhão ministrada aos doentes e idosos) a um homem da aldeia que estava enfermo. Levando um Cibório com uma Hóstia Consagrada, o padre entrou na casa e colocou o utensílio sagrado encima de uma mesa na Sala, enquanto foi conversar com a família e o doente, no quarto.Outro homem que estava em pecado mortal, provavelmente algum parente da família, passando pela Sala e vendo o Cibório ficou cheio de curiosidade, removeu a tampa de cobertura e segurou na Hóstia Consagrada. Imediatamente a Hóstia começou a sangrar. Assustado, jogou-a dentro do Utensílio Sagrado e saiu apressado. Quando o padre veio pegar o Cibório para ministrar a Comunhão ao enfermo, o encontrou aberto! Surpreso, observou também que a Hóstia estava com manchas de sangue. Então ficou indeciso sobre o que devia fazer... Entretanto logo a seguir, decidiu procurar o senhor Bispo e levou o fato ao seu conhecimento. O pastor percebeu que se tratava de uma Manifestação Eucarística Sobrenatural e por essa razão, o aconselhou a levar a Hóstia Milagrosa a um Sacrário na Igreja das freiras Cisterciense em Herkenrode, aproximadamente 50 quilômetros de distancia do local onde estavam.O mencionado Convento que está perto de Liege, na Bélgica, foi fundado no século XII e pertence às freiras Cistercienses. Por causa da reputação venerável e repleta de santidade da comunidade religiosa, o senhor Bispo escolheu aquele local, porque estava convencido de que lá seria o lugar mais adequado para acolher a Hóstia Milagrosa.O sacerdote viajou para o Convento das Irmãs e assim que chegou, descreveu o acontecido. A seguir, acompanhado das Irmãs e em procissão entraram na Igreja e aproximaram-se do altar. Quando abriu o Sacrário para colocar o Cibório com a Hóstia Milagrosa, teve uma visão de CRISTO com a coroa de espinhos, que também foi visto pelas pessoas presentes. NOSSO SENHOR parecia dar um sinal especial de que a vontade DELE era permanecer ali. Por causa desta visão e da presença da Hóstia Milagrosa, Herkenrode tornou-se um dos lugares mais famosos de peregrinação na Bélgica.A Sagrada Hóstia permaneceu na Igreja em Herkenrode até 1796, época da Revolução francesa, quando as freiras foram expulsas do Convento. Naquele tempo terrível a Hóstia foi confiada aos cuidados de diferentes famílias. Conta-se que foi até acomodada numa caixa metálica comum e embutida na parede da cozinha de uma casa.Em 1804, a Hóstia foi removida do esconderijo e levada em solene procissão para a Catedral de São Quintino em Hasselt. O mencionado Templo possui uma bela arquitetura gótica e foi construído no século XIV. Em suas paredes contém pinturas impressionantes dos séculos XVI e XVII que recordam os eventos da história do Milagre. Mas muito mais importante que a construção e a beleza da Catedral de Hasselt, é o Relicário com a Hóstia Sagrada do notável Milagre Eucarístico ocorrido em 1317 que ela abriga, em esplêndida condição de conservação, sem a utilização de qualquer ingrediente químico. O Relicário foi colocado num Altar especial, que está permanentemente aberto a veneração dos fieis. -
Milagre Eucarístico de LANCIANO, Itália, ano 1574
O doutor Edoardo Linoli afirma que portou em suas mãos um verdadeiro tecido cardíaco, ao analisar anos atrás as relíquias do milagre eucarístico de Lanciano (Itália), o mais antigo dos conhecidos.O fato miraculoso se remonta ao século VIII.Em Lanciano, na igreja dedicada a São Legonciano, um monge basiliano que celebrava a missa em rito latino começou a duvidar da presença real de Cristo sob as sagradas espécies após a consagração.Nesse momento, o sacerdote viu como a sagrada hóstia se transformava em carne humana e o vinho em sangue, que posteriormente se coagulou.Professor de Anatomia e Histologia Patológica, de Química e Microscopia Clínica, e ex-chefe do Laboratório de Anatomia Patológica no Hospital de Arezzo, o doutor Linoli foi o único que analisou as relíquias do milagre de Lanciano. Seus resultados suscitaram um grande interesse no mundo científico.O Dr. Edoardo Linoli, autor das análisesO Dr. Edoardo Linoli, autor das análisesEm novembro de 1970, por iniciativa do arcebispo de Lanciano, Dom Pacífico Perantoni, e do ministro provincial dos Conventuais de Abruzzo, contando com a autorização de Roma, os Franciscanos de Lanciano decidiram submeter a exame científico as relíquias.Encomendou-se a tarefa ao professor Linoli, ajudado pelo professor Ruggero Bertelli, da Universidade de Siena.Com a maior atenção, o professor Linoli extraiu partes das relíquias e submeteu a análise os restos de carne e sangue milagrosos.Em 4 de março de 1971 a equipe apresentou os resultados.Estes evidenciam que a carne e o sangue são com certeza de natureza humana. A carne é inequivocamente tecido cardíaco, e o sangue é verdadeiramente de homem pertencendo ao grupo AB.Consultado pela agência Zenit, o professor Linoli explicou que, no que diz respeito à carne, encontrei que a carne que tinha na minha mão provinha do endocárdio. Portanto não há dúvida alguma de que se trata de tecido cardíaco. -
Santos com corpos incorruptos
Um dos fenômenos que mais chamam a atenção é a preservação até a incorruptibilidade do corpo de certos santos.É fato que em condições excepcionais pode acontecer que um corpo não se desfaça inteiramente por razões meramente naturais.Porém, o fenômeno dá-se com os santos em proporções muito acima do normal, sendo que na quase totalidade das vezes foram sepultados em condições comuns e que, portanto, deveriam se pulverizar como os outros.No processo de canonização, a Igreja estabelece a apertura dos sarcófagos para conferir que o corpo ali enterrado pertence verdadeiramente ao Servo de Deus e constatar seu estado.A conservação inusitada desse corpo é um sinal que, entre outros, contribui a definição da santidade do Servo de Deus.Há, portanto, três tipos de preservação:1 - milagrosa (incorruptíveis strictu sensu),2 - deliberada por meios científicos (quando o corpo foi embalsamado, como foi o caso de B. Juan XXIII),3 - natural e acidental.